domingo, 22 de janeiro de 2012

Mas, afinal, o que é Filosofia e para quê serve?

Atualmente está na moda falar em Filosofia.
Ligamos a televisão e lá está ela, navegamos na internet e, novamente, ela aparece em inúmeros sites.
Toda essa mídia nos coloca frente a frente com a seguinte questão: para quê serve essa tal de Filosofia?
Na Grécia antiga, berço de seu nascimento, havia alguns homens que, por motivos diversos, começaram a questionar sobre as coisas do mundo: a natureza, a divindade, o próprio homem etc.
Todavia, esses homens que buscavam respostas sobre quase tudo na vida, deixaram de formular a pergunta que hoje nos intriga: “Ora, mas para quê, afinal, serve a Filosofia?”.

Bem, antes de prosseguirmos, faça uma pausa na leitura e recorde-se de sua música favorita. Recordou-se? Pois bem, agora atribua a ela uma finalidade. Sim, isso mesmo, uma finalidade, uma “utilidade” imprescindível. Difícil? Agora responda o seguinte: mesmo não conseguindo atribuir uma finalidade específica a sua música favorita, mesmo não conseguindo atribuir-lhe, por assim dizer, uma “utilidade”, você ainda continua apreciando-a e acreditando que ela é importante, não é mesmo? E se pensarmos sobre a arte, será que conseguiremos atribuir-lhe alguma “utilidade”, algum fim específico? E, no entanto, apesar da dificuldade de atribuir uma finalidade a essas coisas, continuamos achando-as importantes e reconhecendo seu incomensurável valor para a humanidade ao longo dos tempos.
  Assim é com a Filosofia. Embora talvez nesse momento você sinta dificuldade em atribuir-lhe um sentido, um significado, isso não quer dizer que ela não seja importante. Imaginemos, porém, que você consiga atribuir-lhe uma finalidade e que essa finalidade que você atribuiu acabe por levantar outra questão. Nesse momento, efetivamente, estará acontecendo o filosofar.
Na Filosofia, todas as respostas são provisórias.
Elas estão apenas aguardando que novas perguntas sejam feitas para ceder seu lugar a novas respostas que, por sua vez estarão aguardando novas perguntas e assim sucessivamente.
Na Filosofia, as perguntas são mais importantes do que a resposta propriamente dita, porque é a pergunta que impulsiona o filósofo em direção ao conhecimento.
Não acredita que isso seja Filosofia? Pois o próprio significado da palavra confirma isso:

FILOSOFIA = PHILOS + SOPHIA.

PHILOS = AMIZADE / AMIGO E SOPHIA = SABEDORIA.

Assim, se fôssemos definir Filosofia de acordo com o significado da palavra, seria algo mais ou menos assim: A Filosofia é a amizade pela sabedoria. E, nesse caso, o filósofo é aquele que ama a sabedoria. Ou seja, o filósofo nada mais é do que aquela pessoa que gosta de saber o porquê das coisas, que está sempre em busca de novas respostas às perguntas mais simples possíveis – e que, justamente por serem simples, ninguém pensa nelas.
O filósofo é um amante do conhecimento.

A filosofia é uma linguagem de amor à sabedoria. Nasceu do amor que busca compreender o mundo, os outros e a si mesmo. O amor cria laços, vincula, se expressa e se comunica. E o desejo de compreender a realidade gerou a filosofia.” (Pensando Melhor - Iniciação ao Filosofar. Angélica Sátiro e Ana Míriam Wuensch)
 
O filósofo assume uma atitude de constante questionamento. Ele faz perguntas, busca respostas, faz novas perguntas,  num constante caminhar em direção ao conhecimento.
  • Por que as coisas são como são e não de outra maneira?     
  • O que é o tempo?
  • O que é a verdade?   
  • O que é ética?             
  • O que é moral?                      
  • O que é liberdade?    
  • É possível ser livre?               
  • De onde surgiu o mundo?
Esses são alguns exemplos de questões que os filósofos fizeram há muitos anos atrás e que, ainda hoje, nós nos questionamos vez ou outra. Você mesmo já deve ter se perguntado algo assim, não é mesmo?

Se alguém lhe dissesse que você tem que ficar três dias sem comer porque é assim que as coisas devem ser, qual seria sua atitude? Você simplesmente aceitaria sem questionar?
Acredito que não.
Sua primeira reação seria a de espanto frente ao que se apresenta. Em seguida, você iria questionar de onde surgiu essa ideia, quem disse que essa ideia é adequada etc.?
Ou seja, você iria questionar a realidade para, só então, aceitá-la ou não, como verdadeira.
E é justamente esse que seria, por assim dizer, o papel da Filosofia: Sacudir-nos de nosso mundinho a fim de que olhemos para ele e questionemos porque as coisas são como são. Nesse sentido, todos somos filósofos, basta que não nos acostumemos às coisas, basta que estejamos sempre abertos ao espanto, que não deixemos jamais se apagar em nós o espírito de peregrinação em busca do saber, em busca do conhecimento.

Ao perguntarmos o que é Filosofia, à filósofa Marilena Chauí, ela nos responde que poderia ser a decisão de não aceitar as coisas como óbvias, as ideias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos; em síntese, Filosofia pode ser definida também como a não aceitação dos elementos da existência humana sem antes havê-los investigado e compreendido.


E para você, o que é Filosofia???

Abraços,

3 comentários:

  1. Além de ser minha amiga virtual, é minha irmã, minha confidente e minha fonte de inspiração.
    Obrigada por existir!
    Beijos
    LUV!
    Edi Fortes
    http://meubebemerece.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Déia, vim aqui prestigiar seu mais novo espaço que com certeza será sucesso! Tive contato com a Filosofia apenas na Universidade, nos dois semestres iniciais de meu período por lá, e posso dizer que ela me fundiu a cuca, embora tenha sido uma experiência fabulosa e impressionante. Um verdadeiro encontro com a verdade e inquietação. Um grande beijo pra ti e vou acompanhar o desenrolar deste seu mais novo projeto. Vou, inclusive, liká-lo lá no Meio Desligado. Tchau!

    ResponderExcluir
  3. Edi e Sandes!
    Sejam super bem-vindos a esse meu mais novo espaço!
    Espero que se sintam em casa por aqui!

    Edi, querida, obrigada por suas palavras! Elas me emocionam a ponto de me fazerem vir lágrimas aos olhos! Obrigada por tudo!

    Sandes, querido, tentarei ser o mais clara possível aqui a fim de não "fundir a cuca" de ninguém... Hehehehe! Obrigada por sua amizade querido!
    Bjs!´
    Déia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
'
//